11 5042-5100
3.9

Salkantay Trek to Machu Picchu by Mountain Lodges - 7 dias / 6 noites

Salkantay 5
7 Dias 6 Noites
Consulte
Preços por Data

Atrativos: Cusco Soraypampa Lagoa Humantay Paso Salkantay Wayraccmachay Bosque das Nuvens Collpapampa - Vale Rio Santa Teresa Lucmabamba Passo Llactapata Machu Picchu

 

Saídas: entre Março e Dezembro

*veja datas em observações importantes.

 

Esta trilha de 7 dias que vai de Lodge em Lodge te leva para conhecer a parte histórica do Caminho Inca passando por 15 ecossistemas diferentes, cruzando montanha de mais de 4.500 metros, visitando vilarejos cujos habitantes ainda mantêm antigas tradições e redescobrindo a beleza mística de Machu Picchu, a joia da coroa do Império incaico. Todos os dias de caminhadas são finalizados com um banho quente em um Lodge aconchegante, complementado com uma massagem ou uma jacuzzi ao ar livre, seguido por uma refeição gourmet e vinhos selecionados. A experiência de Salkantay vai além de Lodges de luxo e um excelente trekking: é uma oportunidade única de vivenciar a história da terra dos incas, assim como a mais interessante e exótica variedade de fauna e flora.

Inclui:

- 2 noites de hospedagem no Lodge Salkantay com pensão completa;

- 1 noite de hospedagem no Lodge Wayra com pensão completa;

- 1 noite de hospedagem no Lodge Colpa com pensão completa;

- 1 noite de hospedagem no Lodge Lucma com pensão completa;

- 1 noite de hospedagem em Aguas Calientes (Hotel Inkaterra Machu Picchu Pueblo - ou similar) com meia pensão;

- Programa Salkantay Trek to Machu Picchu com transporte, guia (Espanhol/Inglês), todas as refeições (exceto o café da manhã no primeiro dia e o jantar no último dia) e visitas conforme mencionadas (Regular) (7 dias/6 noites);

- Tickets de trem Inca Rail Ollantaytambo/Águas Calientes/Ollantaytambo;

- Visita guiada a Machu Picchu com entrada e tickets de ônibus;

- Entrada Huayna Picchu (sujeito à disponibilidade);

- Transporte de objetos pessoais durante o trekking;

- Bebidas quentes/frias não alcoólicas somente nos lodges;

- Gorjetas para a equipe dos lodges e para a equipe de campo (exceto dos guias).

 

Não Inclui:

- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;

- Assistência embarque aeroporto Guarulhos;

- Seguro Viagem;

- Brindes;

- Refeições não mencionadas;

- Bebidas alcoólicas, água engarrafada e refrigerantes durante o programa Lares Adventure (há pontos para consumo gratuito de água nos Lodges).

- Massagens e jacuzzis;

- Gorjetas (exceto as mencionadas no programa);

- Despesas de caráter pessoal;

- Excesso de bagagem;

- Serviços não descritos no programa;

- Taxas e impostos (IRRF) para transações nacionais e internacionais.

Roteiro

Dias

1° Dia - Cusco - Soraypampa

Encontro com o guia e saída do hotel por volta das 07h00 para inicio do programa. A primeira parada será uma visita ao sítio arqueológico incaico de Quillarumiyoc. Em seguida, parada no vilarejo de montanha de Mollepata e visita ao El Pedregal, uma bela estância onde será possível aprender sobre agricultura e criação de animais. Continuação em veículo por uma estrada sinuosa na montanha até Challacancha. Inicio da caminhada até Soraypampa, por uma trilha pitoresca conhecida como Caminho Real, que oferece uma ótima oportunidade de fazer a aclimatação à altitude (almoço box lunch incluso durante o trajeto). Ao final do Caminho Real, chegada ao Salkantay Lodge a tarde. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 03 horas / Dificuldade: fácil a moderada.

Opcional (incluso): esse trajeto também poderá ser feito em veículo.

 

Hospedagem no Lodge Salkantay (altitude 3.869m).

 

2° Dia - Soraypampa - Lago Humantay

Café da manhã no Lodge. Neste dia, saída para uma caminhada até o Lago Humantay. Inicio pela subida que margeia o Lodge Salkantay. Após uma 01h30 de caminhada, chegada ao impressionante lago de águas turquesa. Tempo livre para relaxar e apreciar o entorno. Retorno ao Lodge, almoço e tarde livre para atividades independentes. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 04 horas / Dificuldade: moderada.

Opcionais na parte da tarde (não incluso consulte adicional):

*Expedição Chakana: combinação de 05 a 06 horas de cavalgada e caminhada para um mirante próximo.

*Pequena Expedição: 02 horas de cavalgada por Soraypampa.

Observação: a caminhada até o Lago Humantay é opcional, porém é altamente recomendada para ajudar na preparação da caminhada difícil do próximo dia.

 

Hospedagem no Lodge Salkantay (altitude 3.869m) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

 

3° Dia Soraypampa - Passo de Salkantay - Wayraccmachay

Após o café da manhã no Lodge, inicio da caminhada pelo vale do rio Blanco, avistando o pico Humantay. À medida que se sobe a trilha, é possível encontrar enormes planaltos repletos de pedras de diversos tamanhos, remanescentes de um vale que antes era cortado por corredeiras. A última parte da subida, e também a mais desafiadora, é conquistar as trilhas sinuosas que levam ao passo de Salkantay, o ponto mais alto da trilha (4.636 m.). Depois, descida através de campos de rochas gigantes, que costumam estar cobertos pela neblina. Parada para um picnic. Continuação da descida pelas colinas bucólicas e planícies pantanosas e chegada ao Wayra Lodge em Wayraccmachay. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 08 horas / Dificuldade: difícil / Altitude: 4.638m.

Opcional (não incluso consulte adicional): cavalgada do Lodge Salkantay até o passo Salkantay (parte do caminho ou caminho todo).

 

Hospedagem no Lodge Wayra (altitude 3.906m) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

 

4° Dia Wayraccmachay - Bosque das Nuvens - Collpapampa

Após o café da manhã no Wayra Lodge, continuação da descida pelas margens do rio Salkantay, atravessando paisagens cada vez mais verdes. Hoje será possível conhecer melhor os habitantes locais porque a trilha passa por casas simples e cercas improvisadas. Chegada ao Colpa Lodge por uma tirolesa que se localiza em uma elevação na confluência de três rios. Almoço Pachamanca (prato

típico peruano preparado sob pedras quentes enterradas). Tarde livre para atividades independentes. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 04 horas / Dificuldade: fácil a moderada

 

Hospedagem no Lodge Colpa (altitude 2.870m) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

 

5° Dia - Collpapampa - Vale Rio Santa Teresa - Lucmabamba

Café da manhã no Lodge. Neste dia, saída para caminhada pelo vale do rio Santa Teresa, passando por alguns pomares e riachos que recebem água das cachoeiras que surgem das geleiras. Parada para um almoço em estilo picnic na beira do rio. Em seguida, caminhada por aproximadamente uma hora antes de chegar ao veículo que nos levará até a Trilha Inca Llactapata e continuação para o Lucma Lodge. No caminho, passada por uma plantação de café orgânico, uma entre as várias que existem na região e que produzem um dos melhores cafés orgânicos do mundo. Chegada e acomodação no Lodge. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 06 horas / Dificuldade: moderada a difícil

Opcionais (não incluso consulte adicional):

*Tirolesa em Santa Teresa.

*Bike: passagem Yanama Hornopampa Lluskamayo.

*Bike: descida de Hornopampa a Lluskamayo.

 

Hospedagem no Lodge Lucma (altitude 2.135m) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

 

6° Dia - Lucmabamba - Passo Llactapata - Águas Calientes

Café da manhã no Lodge. Neste dia, saída por uma trilha de aproximadamente 03 horas composta principalmente de degraus originais da época incaica. O primeiro objetivo de hoje será chegar até o topo da montanha, a última antes de chegar ao vale do rio Aobamba, que conecta a Machu Picchu. Chegada ao sítio arqueológico de Llactapata. Almoço um pouco mais adiante, em um lugar com vista panorâmica. A descida final segue por bosques de bambu esplendorosos, além de mais pomares e cafezais, até chegar à estação de trem. Embarque no trem para Águas Calientes. Chegada e caminhada ao hotel para acomodação. Mais tarde, reunião com o guia antes do jantar.

 

Tempo de caminhada: aproximadamente 06 horas / Dificuldade: moderada a difícil

 

Hospedagem no Hotel Inkaterra Machu Picchu Pueblo em Aguas Calientes (altitude 1.900m) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar).

 

7° Dia - Águas Calientes - Machu Picchu - Cusco

Café da manhã no hotel. Ao nascer do sol, embarque em ônibus que nos levará às ruínas de Machu Picchu (2.450 m). Tour guiado de aproximadamente 02 horas pelo Santuário e em seguida, tempo livre para percorrer as ruínas por conta ou subir Huayna Picchu (mais 2 horas de caminhada por uma escadaria íngreme, que oferece vistas espetaculares de Machu Picchu).  Descida em ônibus para Águas Calientes e parada para almoço. Em seguida, caminhada até a estação de trem e embarque para retornar a Ollantaytambo. Traslado até o hotel de Cusco. Chegada por volta das 19h30.

TEMPORADA 2019/2020

 

Hotéis:

Cidade

Hotel

Noites

Regime

Tipo de Apto

Trilha

Lodge Salkantay (Lodge)

02

Pensão completa

Standard Room

Trilha

Lodge Wayra (Lodge)

01

Pensão completa

Standard Room

Trilha

Lodge Colpa (Lodge)

01

Pensão completa

Standard Room

Trilha

Lodge Lucma (Lodge)

01

Pensão completa

Standard Room

Aguas Calientes

 

Hotel Inkaterra Machu Picchu Pueblo

ou similar (Luxo)

01

 

Meia pensão

 

Standard Room

 

 

Valores por Pessoa em Dólares (Parte Terrestre)*

 

Validade

Duplo

Triplo

01/03/2019 a 31/03/2019

2.990

2.990

01/04/2019 a 31/10/2019

3.990

3.990

01/11/2019 a 14/12/2019

2.990

2.990

15/12/2019 a 31/12/2019

3.990

3.990

Tabela para uso como referência.

Documentação Obrigatória para Embarque:

- Para passageiros brasileiros: Passaporte (com validade mínima de 6 meses) ou RG original (em bom estado e com foto recente). Não serão aceitos para bem arque documentos nacionais como CNH, Carteira de Trabalho, OAB e similares.

- Para passageiros estrangeiros: Passaporte e RNE originais. É de inteira responsabilidade dos passageiros checar com o consulado se o país de destino exige visto de sua nacionalidade.

- Para passageiros com menos de 18 anos, se viajando sem os pais, porém acompanhados de terceiros maiores de idade: necessária apresentação de autorização de pai e mãe com firma reconhecida em cartório, por semelhança, em 2 vias. Quando acompanhados por um dos pais, apresentar autorização do genitor que não viajará.

- Verifique informações atualizadas sobre exigência de vacina no site da Anvisa - https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/

- A documentação para embarque é de exclusiva responsabilidade do passageiro.

 

Observações Importantes Sobre o Pacote e o Destino:

- Para efetuar reserva para este pacote é solicitado o pagamento de um sinal de US$ 500,00 por pessoa (não reembolsado em caso de cancelamento).

- Para efetuar a reserva e emissão do seguro viagem, solicitamos o envio imediato dos seguintes dados: nomes completos, datas de nascimento, número e validade do documento com o qual o passageiro viajará, número do CPF de cada passageiro, nacionalidade e telefone de emergência (celular).

- O documento informado para solicitação da reserva e emissão passagens deve ser o mesmo apresentado para embarque e utilização dos serviços. Diferenças na documentação podem ocasionar transtornos e prejuízos e que serão de inteira responsabilidade do passageiro.

- Os roteiros baseados em serviços regulares (compartidos) poderão sofrer alterações de datas e logística se necessário (sem aviso prévio), para melhor aproveitamento, caso o fornecedor local julgue necessário.

- Os valores apresentados são para brasileiros. Consulte-nos para tarifas diferenciadas no caso de passageiros estrangeiros.

- Obrigatório o envio dos dados completos dos voos caso sejam emitidos por conta dos passageiros (código localizador, cia aérea, número do voo, data, horários de saída e de chegada), para agendamento dos traslados.

- Período de Natal e Ano Novo (24/12, 25/12, 31/12 e 01/01): alguns serviços possuem acréscimos e condições especiais e alguns hotéis possuem política de mínimo de noites e ceias de Natal e/ou Ano Novo obrigatórias. Consulte-nos;

- IMPORTANTE: a taxa IRRF referente às transações internacionais NÃO está incluída nos valores descritos no site e nos roteiros. A mesma não é isenta. Consulte o valor de acordo com o destino escolhido.

- Hotéis: períodos de eventos e congressos, os valores publicados podem sofrer variações e acréscimos que serão informados no ato da confirmação da reserva.  

 

Sobre Cusco e Machu Picchu:

- O Conselho Municipal da Cidade de Cusco declarou seu centro histórico como zona protegida, sendo assim está proibido o estacionamento e circulação de ônibus, micro-ônibus e maxi-vans na região. A medida foi tomada com o objetivo de melhorar e ordenar o trânsito de pedestres e veículos no Centro Histórico da Cidade Imperial. Diante desta situação, informamos que passageiros hospedados nessa região poderão ter que caminhar alguns metros até alcançar o veículo de seus passeios e transfers. Nossos guias sempre acompanharão os passageiros até os veículos e darão o suporte necessário.

- O Ministério da Cultura do Peru exige apresentação de cópia do documento de embarque de todos os passageiros menores de 18 anos para a compra de entradas a Machu Picchu, Huayna Picchu e Trilhas.

- No trem a Machu Picchu é permitido apenas 01 bagagem de mão por pessoa, com no máximo 5 quilos e tamanho máximo de 157 cm (largura + altura + comprimento). Bagagens que não estejam de acordo a essa dimensão não poderá ser transportada no trem.

- Entre janeiro e abril é a temporada de chuvas em Cusco. Por isso, a operação dos trens Expedition, Vistadome, Voyager, The 360° e First Class para Aguas Calientes será feita somente pela estação de trem de Ollantaytambo. Do trem Hiram Bingham será pelas estações de Ollantaytambo e Urubamba.

- Regras para visitação à Huayna Picchu ou Machu Picchu Montanha: a entrada deve ser reservada e paga junto com a excursão a Machu Picchu. A visita está restrita a 400 pessoas por dia, divididas em 2 turnos: 200 com entrada na trilha às 07h00 e 200 com entrada na trilha às 10h00 (no caso de Machu Picchu Montanha às 09h00). O turno será enviado ao passageiro na confirmação da reserva. Importante: é necessário pernoitar em Aguas Calientes. Consulte-nos suplemento.

 

Sobre o Programa Salkantay Trek to Machu Picchu by Mountain Lodges:

 

IMPORTANTE: saídas do programa com mínimo de 2 passageiros.

 

- Datas de saída em 2019:

Maio: 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 31

Junho: 1, 3, 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 21, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 30

Julho: 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 15, 16, 17, 19, 20, 22, 23, 24, 26, 27, 29, 30, 31

Agosto: 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 27, 28, 30, 31

Setembro: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 25, 27, 28 

Outubro: 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 16, 18, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 29, 30

Novembro: 2, 4, 8, 11, 13, 14, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 28, 29

Dezembro: 1, 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 22, 23, 25, 27, 29, 30, 31

 

- Para reservar é necessário o pagamento do sinal de USD 500,00 por pessoa (não reembolsável em caso de cancelamento) e o envio dos dados completos dos passageiros: nome completo, número do passaporte, nacionalidade, data de nascimento e data de saída do programa.

- É obrigatório o preenchimento do formulário especial da Mountain Lodges para a emissão e liberação do voucher.

- Single: sujeito a confirmação no ato da reserva. Para confirmar o quarto individual o valor adicional é de 50%.

- Política de crianças e jovens: idade mínima recomendada para participar para a Trilha é de 12 anos, levando em consideração a preparação física necessária para fazer a trilha.

- Os idiomas oficiais são o espanhol e o inglês.

- Seguro viagem: o Mountain Lodges exige a apresentação das seguintes informações pelo menos 60 dias antes do início do programa:

*nome da seguradora e nome da apólice (se aplicável).

*número ou código do registro da cobertura.

*telefones de unidades de emergência 24 horas fornecidos pela empresa de seguros.

- Antes de iniciar o programa Lares Adventure é recomendável passar 2 noites na cidade de Cusco.

- O hotel de Aguas Calientes está sujeito a alterações para outras opções de mesma categoria. A confirmação final será 10 dias antes do embarque.

- Na noite anterior da saída do programa Lares Adventure, a Mountain Lodges organiza uma reunião para apresentar todas as informações importantes no hotel El Mercado em Cusco, onde o passageiro precisará se apresentar por conta, no horário pré-determinado.

- O menu de atividades oferecidas cada dia está sujeito a mudanças sem aviso prévio de acordo com as condições climáticas ou condições adversas. As excursões saem em um grupo máximo de 14 pessoas, com o acompanhamento de até 3 guias.

- É possível confirmar o programa baseado em quartos compartidos para duas ou três pessoas (com cama de casal ou de solteiro). Neste caso, o passageiro single pagará o preço da trilha em base duplo, consulte-nos!

- Os Lodges oferecem quartos com banheiros privativos e aquecimento. Também oferecem internet wi-fi via satélite gratuita. São disponibilizados shampoo, condicionador e gel de banho. Há também um número limitado de secadores de cabelo. Os banheiros são equipados com varais para secar as roupas.

- Recomenda-se levar uma mochila de fácil transporte durante o programa de caminhada. É possível deixar parte da bagagem no hotel em Cusco. A sugestão é levar até 10kg por pessoa na mochila (para serem levados pelos carregadores). É possível levar ainda uma pequena bolsa ou mochila com itens de uso diário e pertences mais importantes, uma vez que os carregadores não acompanham o grupo todo o tempo.

Formas de Pagamento - Parte Terrestre:

- Em até 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

- Parcela mínima R$ 500,00.

- À vista (depósito) desconto de 3%.

- A cotação do dólar será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.

 

Pagamentos feitos há menos de 60 dias do embarque:

- Em até 6 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 5 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

 

Formas de Pagamento - Parte Aérea:          

- Consulte-nos sobre condições das cias. aéreas.

 

Políticas de Alterações e Cancelamentos:   

Caso o passageiro deseje alterar ou cancelar uma reserva, serão cobrados:

- A qualquer momento: Taxa administrativa - 5%.

- A qualquer momento: Sinal de US$ 500 por pessoa.

- A qualquer momento, serviços NÃO reembolsáveis: bilhetes de ônibus, de trem e entrada a Machu Picchu, bem como as Trilhas Incas e a Trilha de Salkantay.

- Parte terrestre: Cancelamento até 60 dias antes do embarque - 20%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 59 a 30 dias antes do embarque - 40%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 29 a 15 dias antes do embarque - 60%.

- Parte terrestre: Cancelamento com menos de 15 dias do embarque - 100% do total.

- Parte aérea: Qualquer penalidade que seja cobrada pelas cias aéreas.

- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.

Programa Salkantay Trek to Machu Picchu by Mountain Lodges

- Cancelamento até 60 dias antes do embarque: USD 500 por pessoa.

- Cancelamento entre 59 e 30 dias antes da data da viagem: 50% do valor do programa.

- Cancelamento a 29 dias ou menos do início da viagem: 100% do valor do programa.

- Alteração na data de saída: até 60 dias antes da viagem: USD 250 por pessoa. Entre 59 e 30 dias antes da viagem: 25% do valor do programa. Menos de 29 dias antes da viagem: 50% do valor do programa. 

Novas regras para visitar Machu Picchu a partir de 01/01/2019:

- Existirá 9 turnos de visitação a Machu Picchu, com disponibilidade limitada e entradas de acordo ao horário estabelecido:

Na parte da manhã: das 06h00 às 07h00, das 07h00 às 08h00, das 08h00 às 09h00, das 09h00 às 10h00, das 10h00 às 11h00 e das 11h00 às 12h00. Visitantes confirmados na parte da manhã terão almoço incluso.

Na parte da tarde: das 12h00 às 13h00, das 13h00 às 14h00 e das 14h00 às 15h00 (nesse último horário a visita deverá encerrar até as 17h00, já que o santuário fecha entre 17h00 e 17h30). Visitantes confirmados na parte da tarde terão lunch box incluso;

- No primeiro dia de visita em Machu Picchu é obrigatório que todos os visitantes entrem no santuário com acompanhamento de um guia (grupo máximo de 20 pessoas para 1 guia);

- No segundo dia de visita em Machu Picchu (reingresso), os visitantes deverão apresentar a entrada do primeiro dia de visita para conseguir entrar no santuário sem acompanhamento de um guia;

- O tempo máximo de permanência em Machu Picchu será de 4 horas, exceto para os que possuírem confirmado a entrada a Huayna Picchu ou Machu Picchu Montaña (somente nesses casos os visitantes terão a permanência de 6 horas). Além disso, para os que tiverem essas entradas confirmadas no primeiro ou segundo dia de visita, poderão fazer esses dois circuitos com ou sem guia, porém a visita a Machu Picchu terá que ser privada (obrigatoriamente), com acompanhamento de um guia;

- Após a entrada a Machu Picchu e início do passeio não será possível sair do santuário e entrar novamente. Além disso, não será permitido a entrada com qualquer tipo de comida.

 

Outros esclarecimentos importantes sobre a visita a Machu Picchu:

Não está permitido: 

- Portar mochilas ou bolsas que excedam as medidas: 40x35x20cm. Qualquer mochila ou bolsa que exceder essas medidas, deverá ficar em um armário localizado na entrada do santuário;

- Entrar com alimentos e utensílios, substâncias ilegais, bebidas alcóolicas ou aerosóis.

- Portar guarda-chuva (permite o uso de gorros, chapéis e impermeáveis);

- Portar tripés, suportes ou extensões de câmeras, celulares ou outros elementos para filmas e tirar fotos (isso se aplica também a selfie-sticks), salvo com autorização emitida pela DDC (Dirección Desconcentrada de Cultura) de Cusco;

- Entrar com animais (a exceção de cães guias), carrinhos de bebe (somente é permitido com bolsa canguru, desde que não tenha partes de metal), sapatos de salto ou sola dura (somente é permitido tenis ou sapatos esportivos), objetos pontiagudos ou armas de qualquer tipo, bem como bastões de ponta metálica e vestimentas destinadas a fins publicitários;

- Instrumentos musicais, megafones e auto-falantes;

- Causar tumulto ou gerar desordem no acesso a Machu Picchu, bem como subir ou apoiar-se em muros e estruturas;

- Tocar, mover ou extrair elementos do local ou grafitar;

- Realizar atividades que impliquem a deterioração do sítio arqueológico, seu ambiente natural e instalações;

- Fumar (mesmo cigarros eletrônicos);

- Não respeitar os circuitos e rotas estabelecidas;

- Alimentar animais;

- Realizar sobrevoos com parapentes, drones ou qualquer tipo de aeronave menor, filmagens ou fotografias com fins publicitários ou em lugares de risco.

O descumprimento determinará a expulsão do visitante de Machu Picchu, sem direito a reembolso da entrada.