La Paz, Uyuni, Potosí e Sucre - 10 dias / 9 noites

Bolívia 02

Atrativos: La Paz - Tiwanaku - Lago Titicaca - Salar de Uyuni - Potosí - Sucre

 

Saídas: Diárias

 

Neste pacote incluímos algumas das principais atrações da região de La Paz (sítios arqueológicos, ruínas milenares e montanhas geladas). Nesta programação você terá a oportunidade de conhecer um pouco da história e cultura da Bolívia que, tem fortes raízes indígenas, visitando a região de Potosí e Sucre. O ponto alto da viagem será a espetacular paisagem do Salar de Uyuni!

 

Inclui:

- 3 noites de hospedagem em La Paz com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Ojo de Perdiz com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Colchani com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Potosí com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Sucre com café da manhã

- Transfer Aeroporto/Hotel La Paz (Privado)

- Tour Ruínas de Tiwanaku (Privado, Full Day)

- City Tour e Vale da Lua (Privado, Half Day)

- Transfer Hotel/Aeroporto La Paz (Privado)

- Ticket Aéreo La Paz/Uyuni (Regular)

- Tour Uyuni, Lagunas e Colchani (fim em Potosí) c/ transporte, hospedagem, visitas e entradas (Privado, 4 dias/3 noites)

- City Tour Potosí (Privado, Half Day)

- Transfer Potosí/Sucre (Regular) 4 horas

- City Tour Sucre (Privado) Half Day

- Transfer Hotel/Aeroporto Sucre (Privado)

- Ticket Aéreo Sucre/La Paz (Regular)

- Seguro Viagem

- Assistência Embarque Aeroporto Guarulhos (cortesia, caso inclua a parte aérea no pacote)

 

Não Inclui:

- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias (São Paulo/La Paz/São Paulo)

- Assistência de guia no transfer

- Bebidas, alimentação no Uyuni

- Tickets de avião

- Refeições não mencionadas

- Bebidas

- Gorjetas

- Despesas de caráter pessoal

- Excesso de bagagem

- Serviços não descritos no programa

 

Roteiro

Dias

1 ° Dia - São Paulo - La Paz

Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos com pelo menos 3 horas de antecedência do voo para embarque com destino a La Paz. Chegada, recepção e transfer ao hotel escolhido.

 

2 ° Dia - La Paz - Ruínas de Tiwanaku

Esse tour o levará até as ruínas de Tiwanaku, sairemos bem cedo pela manhã. Esse local foi a capital de uma antiga civilização situada a apenas 72 km da cidade de La Paz. Durante sua época, Tiwanaku foi o principal centro cerimonial e berço da cultura andina. Essas ruínas pré-incas iniciaram uma série de debates arqueológicos, que perduram na atualidade. Segundo provas de Radio Carbono 14, o surgimento desta cultura estaria por volta dos anos 1580 AC. Nessa visita pode-se percorrer o Templo de Kalasasaya (del Sol), com a enigmática e famosa “Puerta del Sol” em seu interior, o Templete semi-subterrâneo, a Pirâmide de Akapana, o Templo Puma Punku, e também o museu local, onde se observa uma impressionante coleção de objetos e instrumentos de civilizações anteriores à chegada da cultura Inca. O passeio inclui transporte privado, guia bilíngue, entrada às ruínas e almoço em restaurante local. Duração: 8 horas.

 

3 ° Dia - La Paz - City Tour e Vale da Lua       

Iniciaremos o passeio pelo famoso Mercado de las Brujas, visitaremos a Iglesia Colonial de San Francisco e as lojas de artesanato da Calle Sagarnaga. Seguiremos até a Plaza Murillo, onde estão localizados a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Parlamento. Depois, visita a famosa calle colonial, Jaén, onde estão concentrados importantes museus da cidade, e dali continuará até a réplica do templo semi-subterrâneo de Cultura Tiwanaku, na zona de Miraflores. Mudando de cenário, o tour continua até as zonas residenciais da parte sul da cidade, Obrajes, Calacoto e La Florida. O tour termina com uma visita ao espetacular Vale da Lua, onde os passageiros terão a oportunidade de realizar uma breve caminhada e visitar uma oficina de cerâmica onde haverá uma demonstração dessa arte. O passeio inclui transporte privado, guia bilíngue e entradas nos museus. Duração: 3 horas.

 

4 ° Dia - La Paz - Uyuni - Ojo de Perdiz        

Transfer ao aeroporto para embarque com destino a Uyuni.

Recepção no aeroporto, visita ao cemitério de trens e aos povoados de Alota, Kulpina K, San Cristóbal e ao famoso Valle de las Rocas, com suas imensas formações geológicas. Almoço no caminho. Chegada a Ojo de Perdiz, jantar e acomodação no hotel Tayka del Desierto.

 

5 ° Dia - Ojo de Perdiz - Laguna Colorada - Laguna Verde - Ojo de Perdiz

Café da manhã e visita ao Deserto de Siloli, onde é possível observar uma interessante formação rochosa, conhecida como Árbol de Piedra. Nesta interessante excursão poderá observar lhamas, vicunhas e um roedor conhecido como viscacha. Ingressaremos à Reserva Nacional de Fauna Andina “Eduardo Avaroa” e visitaremos a impressionante Laguna Colorada, que deve sua cor à acumulação de um fino sedimento vermelho em suas águas, como também a pigmentação de um tipo especial de alga. Essa lagoa está povoada por 3 espécies de flamingos entre os quais está o famoso Flamingo de James. A viagem continua até Sol de Mañana, onde é possível apreciar as fumarolas, gêiseres e fendas vulcânicas. A parte final da descida nos leva à Laguna Verde, um impressionante espelho d’água que se assemelha a uma imensa esmeralda com um brilho particular nas manhãs e tardes. Sua cor deve-se ao alto nível de magnésio na água. Nas proximidades desta lagoa se encontra o Vulcão Licancabur (5.868 metros sobre o nível do mar). Box lunch incluso, regresso a Ojo de Perdiz. Jantar e acomodação no hotel Tayka del Desierto.

 

6 ° Dia - Ojo de Perdiz - Salar - Colchani

Café da manhã. Saída de Ojo de Perdiz até Uyuni, no caminho visitaremos as lagoas Cañapa, Hedionda, Honda, Chiarkhota e Ramaditas, o mirante Ollagüe e a Isla Incahuasi. Esta encontra-se no coração do salar e é a maior de um grupo de ilhas que representa um ecossistema isolado. A ilha está povoada por uma espécie de cactos que mede até 12 metros de altura, oferecendo uma paisagem impressionante. Almoço e continuação até Colchani. Jantar e acomodação em um hotel de Sal. Em época de chuva, de Novembro a Março, o salar pode estar inundado, nesse caso se visita o cemitério de trens, o povoado de Colchani, onde se realiza o processamento do sal de maneira artesanal. Ao ingressar no salar poderá ser observado o método de extração de sal, os chamados montes de sal e os olhos de sal. Ingressa no salar até onde for possível, disfrutando uma linda paisagem, já que em época de chuva o salar se converte em um gigante espelho branco onde o céu se reflete a perfeição e tudo parece estar flutuando no ar. Este cenário é um paraíso para os amantes de fotografia, pelos efeitos visuais que se pode conseguir. Box lunch servido no salar. Pela tarde, retorno ao hotel. É aconselhável levar sandálias para poder disfrutar da água fresca do salar. Pernoite no hotel Luna Salada.

 

7 ° Dia - Colchani - Potosí

Café da manhã. Recepção no hotel de Sal e transfer à cidade de Potosí. Box lunch no caminho. Chegada a Potosí e transfer ao hotel.

 

8 ° Dia - City Tour - Potosí - Sucre     

Visita aos locais mais importantes e interessantes dessa cidade que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Posteriormente visita à igreja de San Lorenzo para apreciar sua belíssima fachada, a Torre de la Compañía, o Arco de Cobija, a Casa de la Moneda e o mercado artesanal localizado no bairro colonial da cidade. Tour inclui guia bilíngue e entradas.

Em horário determinado, transfer de Potosí a Sucre em serviço regular. A viagem leva em torno de 4 horas.

 

9 ° Dia - Sucre - City Tour  

Visita ao Museu Histórico da Casa de La Libertad, Museo Textil Asur, Convento de San Felipe de Nery. Mirador de la Recoleta; as fachadas das igrejas de San Lázaro e Santo Domingo; os principais monumentos históricos e o Parque Bolívar. O passeio inclui transporte privado, guia bilíngue e ingresso aos museus. Obs: a Casa de la Libertad está fechada às segundas, então a visita é substituída por outro museu. San Felipe de Nery só pode ser visitado à tarde, para serviços pela manhã será visitado no lugar o Museu da Recoleta.

 

10 ° Dia - Sucre - São Paulo

Em horário oportuno, transfer ao aeroporto para embarque com destino a Bogotá e conexão para São Paulo.

 

Hotéis previstos:

 

Hotel

Cat

Cidade

Real Plaza (ex Radisson La Paz) (Standard)  

Primeira

La Paz

Tayka del Desierto (Standard)

Turística

Ojo de Perdiz

Luna Salada (Standard)

Primeira

Colchani

Cima Argentum (Standard)

Turística

Potosí

Parador Santa Maria La Real (Standard)

Primeira

Sucre

 

Documentação Obrigatória para Embarque:

- Para passageiros brasileiros: Passaporte (com validade mínima de 6 meses) ou RG original (em bom estado e com foto recente). Não serão aceitos para embarque documentos nacionais como CNH, Carteira de Trabalho, OAB e similares.

- Para passageiros estrangeiros: Passaporte e RNE originais. É de inteira responsabilidade dos passageiros checar com o consulado se o país de destino exige visto de sua nacionalidade.

- Para passageiros com menos de 18 anos, se viajando sem os pais, porém acompanhados de terceiros maiores de idade: necessária apresentação de autorização de pai e mãe com firma reconhecida em cartório, por semelhança, em 2 vias. Quando acompanhados por um dos pais, apresentar autorização do genitor que não viajará.

- A documentação para embarque é de exclusiva responsabilidade do passageiro.

- Obrigatória a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (tirada pelo menos 10 dias antes da data do embarque). Passageiros isentos da vacina deverão apresentar o Certificado de Isenção de Vacinação emitido pela ANVISA.

 

Observações Importantes Sobre o Pacote e o Destino:

- Para efetuar a reserva e emissão do seguro viagem, solicitamos o envio imediato dos seguintes dados: Nomes completos; datas de nascimento; número e validade do documento com o qual cada passageiro viajará; número do CPF de cada passageiro; nacionalidade e telefone de emergência (celular).

- O documento informado para solicitação da reserva e emissão passagens deve ser o mesmo apresentado para embarque e utilização dos serviços. Diferenças na documentação podem ocasionar transtornos e prejuízos e que serão de inteira responsabilidade do passageiro.

- Obrigatório o envio dos dados completos dos voos caso sejam emitidos por conta dos passageiros (Código localizador, cia aérea, número do voo, data, horários de saída e de chegada), para agendamento dos traslados.

- Importante: proposta sujeita a disponibilidade e a alterações de preços e condições de pagamento até a efetiva confirmação da reserva.

 

Formas de Pagamento Parte Terrestre:

 - 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

Pagamentos feitos há menos de 60 dias do embarque:

- 6 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 5 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

- A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.

- À vista (depósito) desconto de 3%.

- Parcela mínima R$ 500,00.

               

Formas de Pagamento Parte Aérea:          

- Consulte-nos sobre condições das Cias Aéreas.

 

Políticas de Alterações e Cancelamentos:   

Caso o passageiro deseje alterar ou cancelar uma reserva, serão cobrados:

- A qualquer momento: Taxa administrativa - 5%.

- A qualquer momento: Trechos aéreos internos - 100%.

- Parte terrestre: Cancelamento até 21 dias antes do embarque - 10%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 20 a 9 dias antes do embarque - 20%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 10 a 5 dias antes do embarque - 40%.

- Parte terrestre: Cancelamento a menos de 5 dias ou durante a viagem - 100%.

- Parte aérea: Qualquer penalidade que seja cobrada pelas Cias Aéreas.

- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.