Circuito Inca Completo - 13 dias / 12 noites

Mapi 4

Atrativos: Lima - Paracas - Nazca - Arequipa - Cânion do Colca - Lago Titicaca - Cusco - Machu Picchu

 

Saídas: Diárias

 

Conheça o Perú da forma mais autêntica possível! Esse programa foi elaborado para que toda a logística seja aproveitada, por isso a maior parte dos deslocamentos é feita por terra. Iniciando por Lima, a vibrante capital do país, sairemos em direção a Nazca para sobrevoar as enigmáticas e imensas linhas traçadas no solo em diversos formatos e desenhos. Então partiremos para Arequipa, a “Cidade Branca”, e para o Cânion do Colca, um dos maiores do mundo, para observar o voo dos condores. Deste ponto seguiremos viagem até Puno, onde está localizado o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo! E para finalizar com chave de ouro, chegaremos a Cusco, com suas ruínas incas, singular arquitetura, templos e igrejas típicas. Como não poderia faltar, visitaremos a emblemática cidadela de Machu Picchu, que pela obra humana e localização geográfica, foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, e uma das novas Sete Maravilhas do Mundo!

 

Inclui:

- 1 noite de hospedagem em Lima com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Paracas com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Nazca com café da manhã

- 2 noites de hospedagem em Arequipa com café da manhã

- 1 noite de hospedagem em Colca com meia pensão

- 2 noites de hospedagem em Puno com café da manhã

- 4 noites de hospedagem em Cusco com café da manhã

- Transfer Aeroporto/Hotel Lima c/ guia (Privado)

- Tour - City Tour Lima (Regular) Half Day

- Transfer Hotel/Terminal de ônibus Lima c/ guia (Privado)

- Ticket - Ônibus Lima/Paracas (Regular) 3 horas

- Transfer Terminal de ônibus/Hotel Paracas (Privado)

- Tour - Ilhas Ballestas Paracas (Regular) Half Day

- Transfer Hotel/Terminal de ônibus Paracas (Privado)

- Ticket - Ônibus Paracas/Nazca (Regular) 3 horas

- Transfer Terminal de ônibus/Hotel Nazca (Privado)

- Tour - Sobrevoo Linhas de Nazca (Regular)

- Transfer Hotel/Terminal de ônibus Nazca (Privado)

- Ticket - Ônibus Nazca/Arequipa (Regular) 7 horas

- Transfer Terminal de Ônibus/Hotel Arequipa (Privado)

- Tour - City Tour e Convento Santa Catalina (Privado) Half Day

- Tour - Arequipa/Cânion do Colca (Regular) 2 dias/1 noite

- Ticket - Ônibus Chivay/Puno (Regular) 6 horas

- Transfer Terminal de ônibus/Hotel Puno (Privado)

- Tour - Taquile e Ilhas dos Uros c/ almoço (Regular) Full Day

- Transfer Hotel/Terminal de ônibus Puno (Privado)

- Ticket - Ônibus Turístico Puno/Cusco c/almoço (Regular) 8 horas

- Transfer Terminal de ônibus/Hotel Cusco (Privado)

- Tour - City Tour e Ruínas Arqueológicas (Privado) Half Day

- Tour - Valle Sagrado (Privado) Full Day

- Tour - Machu Picchu c/ trem, entrada, almoço, coquetel e transfers (Regular) Full Day

- Transfer Hotel/Aeroporto Cusco (Privado)

- Seguro Viagem

- Kit Premium com Oxigênio 

- Assistência Embarque Aeroporto Guarulhos (cortesia, caso inclua a parte aérea no pacote)

 

Não Inclui:

- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias (pagas no bilhete e no local)

- Taxa de aeroporto em Nazca: aprox. US$ 10 por pessoa (pagamento no local)

- Refeições não mencionadas

- Bebidas

- Gorjetas

- Despesas de caráter pessoal

- Excesso de bagagem

- Serviços não mencionados no pacote

- Taxas e impostos (IRRF) para transações nacionais e internacionais.

Roteiro

Dias

1 ° Dia - São Paulo - Lima - City Tour

Apresentação no aeroporto indicado com pelo menos 3 horas de antecedência ao voo, para embarque com destino a Lima. Chegada e transfer ao hotel.

Hoje você visitará o centro urbano da cidade de Lima, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.  Você iniciará o dia com um tour panorâmico pelo centro histórico até chegar à Praça de Armas, onde iremos parar para apreciar suas atrações. Em seguida caminharemos até a Catedral de Lima, localizada na Praça Mayor, a igreja mais importante do Peru construída entre os anos 1542 e 1622. Depois você conhecerá a Casa Aliaga, uma antiga residência do vice-reino entregue por Francisco Pizarro em 1535 a um de seus capitães (Jerónimo de Aliaga), após a fundação da cidade. Esta casa é a única da época que ainda pertence à mesma família até os dias de hoje. Depois, você visitará o Museu Larco, localizado no tradicional bairro de Pueblo Libre. Foi fundado por Rafael Larco Hoyle em 1926 e se encontra no interior de uma mansão do vice-reino construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu conta com a mais completa coleção pré-hispânica de peças de ouro e prata, assim como também de arte erótica. Ao finalizar, você será levado ao Parque do Amor no bairro de Miraflores, onde apreciará os alcantilados com uma linda vista do Oceano Pacífico.

 

2 ° Dia - Lima - Paracas

Pela manhã, transfer ao terminal para embarque em ônibus regular com destino a Paracas. Chegada depois de cerca de 3 horas de viagem e transfer ao hotel.

 

3 ° Dia - Paracas - Ilhas Ballestas - Nazca

Excursão em lancha para conhecer as Ilhas Ballestas. Este local é um verdadeiro santuário de vida marinha, onde poderemos observar uma variedade de fauna que inclui leões marinhos, pinguins-de-humboldt, pelicanos, entre outros tipos de aves. E, gravado em uma encosta, está o enigmático desenho de um candelabro, que só pode ser visto desde a embarcação. Inclui embarcação compartilhada e guia. Não inclui transfer ao Muelle. No retorno embarcaremos em ônibus regular até Nazca. Chegada e assistência ao hotel.

 

4 ° Dia - Nazca - Sobrevoo das Linhas de Nazca - Arequipa

Pela manhã, saída para o aeródromo de Nazca para embarcar em uma avioneta para sobrevoar as linhas de Nazca. O voo dura em torno de 35 minutos e poderemos observar os intrigantes desenhos gravados no solo do deserto, com os mais diversos formados. Ao finalizar o sobrevoo, retorno ao hotel e tempo livre. Mais tarde, transfer para embarque em ônibus* regular com destino à cidade de Arequipa. Pernoite a bordo.

 

* Horários disponíveis para ônibus regular de Nazca a Arequipa (sujeitos a disponibilidades e alterações):

Partida 13h15 - Chegada 22h00

Partida 15h00 - Chegada 23h00

Partida 22h00 - Chegada 07h00 (dia seguinte)

Partida 22h30 - Chegada 06h00 (dia seguinte): geralmente utilizado.

 

5 ° Dia - Arequipa - City Tour e Convento de Santa Catalina

Chegada a Arequipa e transfer ao hotel.

Você começará seu percurso pelo Mirante de Carmen Alto, localizado em frente ao rio Chili, de onde você vai poder ter uma vista panorâmica da cidade. Você continuará o roteiro no exclusivo e tradicional bairro de Yanahuara, repleto de ruazinhas construídas com paralelepípedos e onde se encontra uma das igrejas insígnia da arte mestiça cusquenha, construída em 1750. Seguiremos sentido ao centro da cidade para visitar a Praça de Armas, a Igreja Companhia de Jesus (1590), a Catedral e o Mosteiro de Santa Catalina, construção levantada em 1579, que é um autêntico claustro medieval igual a uma pequena cidadela religiosa, continua em uso até o dia de hoje.

 

6 ° Dia - Arequipa - Cânion do Colca

Dia 1 - Contornando os vulcões que rodeiam a cidade de Arequipa você entrará na Reserva Pampa Cañahuas, extensa planície onde se podem ver vicunhas, nativo e domesticável camelídeo andino considerado símbolo nacional. Em seguida você passará por Vizcachani, Las Pampas de Toccra e contornará a cratera do vulcão Chucura para chegar ao Mirante dos Andes em Patapampa de onde se podem ver os diferentes vulcões que rodeiam Arequipa. Você almoçará no mítico povoado de Chivay e pela tarde descansará no hotel que você escolheu ou poderá visitar os banhos termais de La Calera.

Dia 2 - Você se dirigirá à Cruz do Condor, de onde poderá apreciar o Vale do Colca (cujo cânion é um dos mais profundos do mundo com mais de 4 quilômetros em seu lado mais profundo) e depois verá o enorme e majestoso condor voar a poucos metros de distância. Na volta a Chivay visitará os povoados de Pinchollo, Maca, Achoma, Yanque e os mirantes de Antahuilque e Choquetico. Depois de almoçar voltará a Arequipa. Inclui: guia bilíngue inglês/espanhol, BTC e almoço (dia 1 e dia 2).

7 ° Dia - Colca - Cruz del Condor - Puno

Sairemos em direção a Cruz del Condor, ponto panorâmico que permite uma vista espetacular do cânion considerado um dos mais profundos do mundo! Se as condições permitirem, teremos a oportunidade de fazer excelentes fotografias da maior e mais imponente ave: o condor. Em seguida passaremos pelos povoados de Pincholo, o único ainda habitado da época pré-inca, e Maca, com seu mercado de artesanato e igreja colonial. Após o almoço em Chivay seguiremos em ônibus regular até a cidade de Puno. Chegada e transfer ao hotel.

 

8 ° Dia - Puno - Taquile e Ilhas dos Uros

Irão buscá-lo no porto lacustre de Puno e você se dirigirá às ilhas flutuantes dos Uros. Os Uros são uma cultura ancestral que povoa uma série de ilhas artificiais construídas com base na planta da totora que cresce no próprio lago. As ilhas se constroem tecendo as totoras nos lugares onde cresce mais espessa e formando uma camada natural. Sobre ela constroem suas casas, também de totora e cozinham ao ar livre para assim prevenir-se dos possíveis incêndios. Depois de um percurso de uma hora, você continuará sua viagem até a ilha de Taquile. Esta é falante de quíchua, ao contrário das outras ilhas falantes de aimará no lago. Formou parte do império incaico e ainda se podem notar vestígios desta cultura em suas construções. Entretanto, também chegaram os espanhóis, que os despojaram de suas roupas típicas obrigando-os a usar a vestimenta tradicional de camponês. Quando você chegar aí, lhes será dada uma breve explicação da ilha e você passeará por ela antes do almoço. Concluído o almoço, você caminhará rumo ao porto principal e voltará ao porto de Puno. Inclui lancha normal, guia inglês/espanhol, almoço em Tanquile, entradas, transfer hotel/porto. Retorno ao hotel no final do dia.

 

9 ° Dia - Puno - Cusco

Transfer ao terminal para embarque em ônibus turístico com destino a Cusco. No caminho faremos algumas paradas para visitação, iniciando por La Raya, um ponto panorâmico que é também o limite natural entre Cusco e Puno. Seguiremos rumo às ruínas de Racchi, conhecidas como o templo do deus Wiracocha, devido às suas emblemáticas construções. Faremos uma parada para almoço e então partiremos em direção ao povoado de Andahuaylillas, um típico povoado peruano que nos levará a uma viagem ao passado quando entrarmos em sua igreja principal, datada do século XVII, com um impressionante órgão decorado com anjos e querubins. Chegada a Puno pela tarde, transfer ao hotel.

 

10 ° Dia - Cusco - City Tour e Ruínas Arqueológicas

Você começará seu percurso com uma visita ao Coricancha, também conhecido como O Templo do Sol (ou Recinto do Dourado), que foi construído pelo Inca Pachacútec e que na chegada dos espanhóis foi utilizado como base para a construção do Convento de Santo Domingo. Em seguida, você visitará a Catedral, o monumento mais imponente da Praça de Armas e uma das mais esplêndidas igrejas coloniais espanholas na América, que tem a forma de Cruz Latina e contém em torno de 400 pinturas coloniais da escola de arte cusquenha, assim como impressionantes obras de arte ourives, em ouro, prata e pedras preciosas. A construção foi realizada com pedras extraídas da fortaleza de Sachsayhuamán. Em seguida, você passeará por esta fortaleza, obra emblemática dos incas que protegia a Cidade Sagrada. Pensada e construída pelo Inca Pachacútec no século XV, o complexo de Sacsayhuamán foi erguido com blocos megalíticos cujo transporte e levantamento continuam sendo um mistério. Prosseguirá em direção da Qenqo, a 4 quilômetros da cidade do Cusco, um complexo arqueológico de uso principalmente religioso onde se realizaram rituais agrícolas. Finalmente explorará Puka Pukara, também chamada Fortaleza Vermelha, localizada a 7 quilômetros da cidade. Trata-se de um complexo arquitetônico de suposto emprego militar com múltiplas praças, fontes, aquedutos, muros e torres. Acredita-se que o entorno do Inca ocupou o local enquanto ele descansava no vizinho Tambomachay. Em seguida você voltará a seu hotel. Inclui transporte, guia e entrada na Catedral e Coricancha. Inclui BTC.

11 ° Dia - Cusco - Valle Sagrado

Começaremos o percurso no povoado de Chinchero, uma das populações mais importantes do império dos Incas localizada em uma explanada de aproximadamente 3500 metros sobre o nível do mar, onde belas paisagens andinas rodeiam a localidade, emoldurada pela tranquila beleza dos nevados Chicón e Verónica. Em seguida, visitaremos Ollantaytambo, típico exemplo do planejamento urbano dos incas habitado até hoje. Ollantaytambo, possui um grande complexo arqueológico que ainda que receba o nome de fortaleza foi um tambo, cidade de descanso e alojamento para comitivas que viajavam longas distâncias. É sem dúvida uma das mais monumentais obras do incanato. Inclui transporte e guia. Não inclui almoço e BTC. Saídas diárias.

12 ° Dia - Cusco - Machu Picchu

Neste dia o transfer nos levará até a estação de trem, onde embarcaremos com destino ao Valle Sagrado e Águas Calientes. Chegada a Águas Calientes, embarque no ônibus que sobe até a cidadela de Machu Picchu. Passeio pelas ruínas, onde o guia transmite a história que envolve este misterioso e encantador lugar. Após a visita, você terá tempo livre para percorrer o lugar por conta própria. Descida à cidade de Águas Calientes para almoço (incluso) no restaurante do hotel Inkaterra. Espere o horário de retornar a Cusco degustando um delicioso Pisco Sour no terraço do hotel Sumaq (cortesia) com vista para a montanha. Em horário oportuno, apresentação na estação de trem para embarque com destino a Cusco. Chegada e transfer ao hotel.

 

13 ° Dia - Cusco - Lima - São Paulo

Transfer para o aeroporto para embarque.

Documentação Obrigatória para Embarque:

- Para passageiros brasileiros: Passaporte (com validade mínima de 6 meses) ou RG original (em bom estado e com foto recente). Não serão aceitos para embarque documentos nacionais como CNH, Carteira de Trabalho, OAB e similares.

- Para passageiros estrangeiros: Passaporte e RNE originais. É de inteira responsabilidade dos passageiros checar com o consulado se o país de destino exige visto de sua nacionalidade.

- Para passageiros com menos de 18 anos, se viajando sem os pais, porém acompanhados de terceiros maiores de idade: necessária apresentação de autorização de pai e mãe com firma reconhecida em cartório, por semelhança, em 2 vias. Quando acompanhados por um dos pais, apresentar autorização do genitor que não viajará.

- Recomendada a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (tirada pelo menos 10 dias antes da data do embarque). Informação sujeita a alterações. Verifique informação atualizada no site da Anvisa - https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/

- A documentação para embarque é de exclusiva responsabilidade do passageiro.

 

Observações Importantes Sobre o Pacote e o Destino:

- Para reservas incluindo visitas a Machu Picchu, solicitamos um sinal no valor de US$ 100 por passageiro, não reembolsável em caso de cancelamento.

- Para efetuar a reserva e emissão do seguro viagem, solicitamos o envio imediato dos seguintes dados: Nomes completos; datas de nascimento; número e validade do documento com o qual cada passageiro viajará (o original deste documento deverá ser apresentado no dia do sobrevoo em Nazca e na entrada a Machu Picchu); número do CPF de cada passageiro; nacionalidade; telefone de emergência (celular); Peso em kg (informação necessária para que as cias. aéreas possam equilibrar o peso das avionetas no sobrevoo em Nazca).

- O Conselho Municipal da Cidade de Cusco declarou seu centro histórico como zona protegida, sendo assim está proibido o estacionamento e circulação de ônibus, micro-ônibus e maxi-vans na região. A medida foi tomada com o objetivo de melhorar e ordenar o trânsito de pedestres e veículos no Centro Histórico da Cidade Imperial. Diante desta situação, informamos que passageiros hospedados nessa região poderão ter que caminhar alguns metros até alcançar o veículo de seus passeios e transfers. Nossos guias sempre acompanharão os passageiros até os veículos e darão o suporte necessário.

- O Ministério da Cultura do Peru exige apresentação de cópia do documento de embarque de todos os passageiros menores de 18 anos para a compra de entradas a Machu Picchu, Wayna Picchu e Trilhas.

- No trem a Machu Picchu é permitida apenas 01 peça de bagagem por pessoa, com no máximo 5 quilos.

- Regras para visitação à montanha Wayna Picchu: o acesso tem custo adicional de US$14 por pessoa e deve ser reservada e paga junto com a excursão a Machu Picchu. A visita está restrita a 400 pessoas por dia, divididas em 2 turnos: 200 com entrada na trilha às 7 da manhã e 200 com entrada na trilha às 10 da manhã (portanto, caso seja necessário incluir outra entrada a Machu Picchu, consulte-nos para adicionais). O turno será enviado ao passageiro na confirmação da reserva. Importante: para fazer a subida a Wayna Picchu é necessário pernoitar em Aguas Calientes.

- O sobrevoo das Linhas de Nazca a partir da cidade de Nazca opera diariamente até as 10h30. Após esse horário, os sobrevoos devem ser feitos a partir da cidade de Pisco, com operação sujeita a disponibilidade e condições climáticas.

- Horário de funcionamento do Museu Casa Concha em Cusco: das 09h00 às 17h00 exceto domingos.

- Roteiro baseado em serviços regulares (compartidos), que poderão sofrer alterações de datas e logística se necessário, para melhor aproveitamento, caso o receptivo julgue necessário.

- Os valores apresentados são especiais para brasileiros. Consulte-nos para tarifas diferenciadas no caso de passageiros estrangeiros.

- O documento informado para solicitação da reserva e emissão passagens deve ser o mesmo apresentado para embarque e utilização dos serviços. Diferenças na documentação podem ocasionar transtornos e prejuízos e que serão de inteira responsabilidade do passageiro.

- Obrigatório o envio dos dados completos dos voos caso sejam emitidos por conta dos passageiros (Código localizador, cia aérea, número do voo, data, horários de saída e de chegada), para agendamento dos traslados.

- Importante: proposta sujeita a disponibilidade e a alterações de preços e condições de pagamento até a efetiva confirmação da reserva.

- IMPORTANTE: A taxa IRRF referente às transações internacionais NÃO está incluída nos valores descritos no site e nos roteiros. A mesma não é isenta. Consulte o valor de acordo com o destino escolhido.

Formas de Pagamento Parte Terrestre:

- 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

Pagamentos feitos há menos de 60 dias do embarque:

- 6 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 5 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

- A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.

- À vista (depósito) desconto de 3%.

- Parcela mínima R$ 500,00.

 

Formas de Pagamento Parte Aérea:          

- Consulte-nos sobre condições das Cias Aéreas.

 

Políticas de Alterações e Cancelamentos:   

Caso o passageiro deseje alterar ou cancelar uma reserva, serão cobrados:

- A qualquer momento: Taxa administrativa - 5%.

- A qualquer momento, serviços NÃO reembolsáveis: bilhetes de ônibus, de trem e entrada a Machu Picchu, bem como as Trilhas Incas e a Trilha de Salkantay.

- Parte terrestre: Cancelamento até 61 dias antes do embarque - 10%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 60 a 35 dias antes do embarque - 30%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 34 a 16 dias antes do embarque - 70%.

- Parte terrestre: Cancelamento com menos de 16 dias do embarque ou durante a viagem - 100% do total.

- Parte aérea: Qualquer penalidade que seja cobrada pelas Cias Aéreas.

- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.

Importante: Essas políticas são válidas para reservas individuais. No caso de reservas de grupos (a partir de 10 passageiros), as políticas são diferentes e mais restritivas, consulte-nos!

NOVO SISTEMA DE VISITA A MACHU PICCHU APLICÁVEL DESDE 1 DE JULHO DE 2017

 

Com a finalidade de preservar o Santuário Histórico de Machu Picchu, as autoridades governamentais implementarão um novo regulamento de visita, o qual foi recentemente flexibilizado graças as coordenações com os empresários e organizações locais. A seguir, uma síntese das realizações mais importantes que serão implementadas a partir de 1 de julho de 2017. Existirão dois turnos para a entrada à cidadela:

 

Entrada turno da manhã:

De 06:00 a 12:00hs.

 

Entrada Turno da tarde:

De 12:00 a 16:30hs. 

A cidadela fecha suas portas às 17:30hs.

 

Informações importantes:

 

- O tempo de permanência em Machu Picchu será de 4 horas no máximo, contabilizado a partir da hora de entrada.

- É obrigatório que todos os passageiros ingressem a Machu Picchu com guia. Em caso de uma segunda visita no dia seguinte, deverão apresentar o boleto do primeiro ingresso para poder entrar sem guia.

- Os passageiros que tenham um tour guiado e queiram sair de Machu Picchu para almoçar ou alguma outra atividade, não poderão reingressar.

- Os guias de turismo estarão sujeitos a trilhas especialmente desenhadas.

- Os passageiros que vão a Huayna Picchu não terão restrição de hora de entrada nem de permanência.

- Durante o período de testes (de 01 de julho a 31 de outubro de 2017) o ingresso será flexível, com uma margem de 2 horas antes e 2 horas depois do meio dia. Portanto, se o passageiro tiver sua entrada para o horário da tarde, poderá ingressar à cidadela a partir das 10:00hs. Se sua entrada for para o horário da manhã, poderá ingressar até as 14:00hs.

 

Outros esclarecimentos importantes:

 

Que tipo de entrada estará considerada em nossas visitas compartilhadas?

A entrada considerada padrão é a da parte da manhã, que permite a entrada entre às 06:00 e 12:00hs. Isto estará sujeito a modificação em função da disponibilidade, sem que isso afete o custo da excursão.

 

Posso alterar o horário de minha visita uma vez emitido o bilhete de entrada?

Não, deverá ser respeitado o horário indicado.

 

Com o novo sistema de visita a Machu Picchu, poderei reingressar depois de almoçar com o mesmo bilhete?

Não, a partir de agora o visitante deverá se adequar aos horários disponíveis.

 

Se desejo mais tempo em Machu Picchu, posso comprar outra entrada?

Sim, é possível comprar uma entrada adicional, a qual deve ser vinculada ao serviço guiado em Machu Picchu e as entradas de ônibus de subida e descida, se for o caso.

 

Como funciona se compro entradas para os turnos de manhã e da tarde no mesmo dia?

Além de comprar duas entradas, uma para cada turno, será obrigatório deixar a cidadela ao chegar ao limite de tempo no turno correspondente.

Ex: Se o cliente faz sua entrada a Machu Picchu no turno da manhã, deverá sair e voltar a passar pelo controle correspondente para realizar sua visita no turno da tarde. A permanência limite é também de 4 horas, e, em nenhum caso se poderá permanecer além do horário de fechamento (17:30hs). Como sempre será necessário ter em conta o horário final dos ônibus de descida ao povoado de Machu Picchu (Águas Calientes).

 

Se pernoito em Machu Picchu após uma visita convencional, poderei decidir no local uma nova visita e comprar os ingressos?

Sim, é possível comprar no local os ingressos adicionais a Machu Picchu, entretanto, devido a sua disponibilidade limitada, recomendamos realizar a compra com antecedência. É necessário ressaltar que deverão ingressar com um guia à cidadela. 

 

Existirão mudanças no sistema de emissão de entradas a Machu Picchu?

Não, apenas será feita a indicação de turno a ser emitido e os clientes serão informados do horário em que poderão realizar a visita. Como já é usual, para emitir as entradas será necessário informar: nomes, nacionalidades, número de documentos ou passaportes e data de nascimento de todos os viajantes.

 

Será possível visitar a cidade de maneira independente?

Não, será obrigatório o acompanhamento de um guia oficial que poderá lidar com até 16 passageiros. O visitante deverá ingressar e sair da cidadela com o mesmo guia.

 

É conveniente realizar a reserva de Machu Picchu com antecipação?

Sim, Machu Picchu é uma maravilha de classe mundial e conta com disponibilidade limitada, recomendamos realizar a verificação de sua viagem com a maior antecedência possível, garantindo assim uma grande experiência.

 

A partir de 01/07/2017, estão proibidos:

 

- Portar mochilas ou bolsas que excedam as medidas: 40x35x20cm. Qualquer bolsa que exceda essas medidas deverá ficar em um armário localizado na entrada da cidadela.

- Ingressar com alimentos e utensílios.

- Ingressar com substâncias ilegais, bebidas alcóolicas e aerosóis.

- Portar guarda-chuvas e sombrinhas (permite-se o uso de gorros, chapéis e impermeáveis)

- Portar tripés, suportes ou extensões de câmeras, celulares ou outros elementos para filmas e tomar fotos (isso se aplica também a selfie-sticks); salvo com autorização emitida pela DDC (Dirección Desconcentrada de Cultura) de Cusco.

- Ingressar com animais, a exceção de cães guias.

- Instrumentos musicais, megafones e auto-falantes.

- Ingressar com carrinhos de bebe (só se pode entrar com bolsa canguru, desde que não apresente partes de metal).

- Ingressar com saltos ou sapatos de sola dura (só se permite o ingresso com tenis ou sapatos esportivos).

- Ingressar com objetos pontiagudos ou armas de qualquer tipo, bem como bastões de ponta metálica.

- Ingressar com vestimentas destinadas a fins publicitários.

- Causar tumulto ou gerar desordem no acesso a Machu Picchu, bem como subir ou apoiar-se em muros e estruturas.

- Tocar, mover ou extrair elementos do local ou grafitar.

- Perturbar, coletar ou extrair flora, fauna nativa e/ou elementos culturais

- Realizar atividades que impliquem a deterioração do sítio arqueológico, seu ambiente natural e instalações

- Fumar (mesmo cigarros eletrônicos).

- Não respeitar os circuitos e rotas estabelecidas.

- Alimentar animais.

- Realizar sobrevoos com parapentes, drones ou qualquer tipo de aeronave menor.

- Realizar filmagens ou fotografias com fins publicitários ou em lugares de risco.

- Ingressar a Machu Picchu por entradas ou rotas não permitidas.

 

O descumprimento determinará a expulsão do turista de Machu Picchu, sem direito a reembolso do ingresso.