Caminho de Santiago de Compostela - Caminho Francês de León até Santiago - 15 dias / 14 noites

Mapa Caminho de Santiago Completo

Atrativos: León - Astorga - Cebreiro - Sarria - Arzúa - Santiago de Compostela

 

Saídas: Diárias (sujeitas a disponibilidades), entre Março e Outubro

 

Esse é um dos percursos a pé mais completos do Caminho de Santiago e você poderá percorrer quase 300 km do Caminho Francês, o caminho por excelência, o mais clássico de todos. Perfeito para aqueles que buscam viver a fundo o caminho: te levará através de paisagens e natureza impressionantes, desde a Meseta de Castilla, pelos Montes de León até as colinas e bosques de Galícia. Poderá também conhecer os monumentos históricos e cidades cheias de vida e cultura como León, Astorga, Ponferrada e Santiago. Uma experiência que muda a vida, a essência do Caminho de Santiago é desfrutar de todo o percurso e não apenas do destino!

 

Inclui:

- 14 noites de hospedagem em hotéis de categoria standard, com café da manhã

- Traslado de bagagem entre as etapas (uma mochila ou mala com peso máximo de 18 quilos)

- Credencial de Peregrino

- Documentação de viagem

- Seguro de viagem e atividade

- Assistência telefônica para emergências e incidências 24 horas

- Assistência Embarque Aeroporto Guarulhos (cortesia, caso inclua a parte aérea no pacote)

- Seguro Viagem Internacional Europa (veja observações)

 

Não inclui:

- Passagens aéreas e taxas aeroportuárias

- Traslados de chegada e saída

- Suplementos por excesso de malas e/ou excesso de peso da bagagem

- Carro de apoio e guia (consulte suplemento)

- Refeições não mencionadas (consulte suplemento para meia pensão)

- Bebidas

- Gorjetas

- Despesas de caráter pessoal

- Excesso de bagagem

- Serviços não descritos no programa

- Taxas e impostos (IRRF) para transações nacionais e internacionais.

Roteiro

Dias

1 ° Dia - Chegada a León

Chegada a León por conta própria. Vale a pena conhecer o centro histórico da cidade. León foi a capital do reino da Idade Média, é uma região histórica na rota dos peregrinos à Santiago de Compostela, com a catedral gótica e a Basílica Românica de San Isidoro. Não perca o fantástico “Bairro Húmedo” (úmido por conta do bom vinho).

 

2 ° Dia - Etapa León - San Martin del Camino ou Villar de Mazarife (26 km ou 21 km - 5h - dificuldade 1/3)

Deixe sua bagagem devidamente identificada na recepção do hotel ou onde indicarem os responsáveis do alojamento antes das 9h00 da manhã – sua mala será entregue no próximo alojamento até 16h00 (siga essa orientação para todos os dias). Café da manhã e começo da nova etapa. Deixaremos León pela ponte de pedra de San Marcos, enfrentaremos o deserto leonés através de uma trilha. A primeira localidade que encontraremos é Trobajo del Camino. Continuaremos até um pequeno vale em Valverde de la Virgen e, mais adiante, encontraremos o povoado de San Miguel del Camino, que antecede nossa próxima parada em San Martín del Camino.

 

Os roteiros são organizados para que os peregrinos caminhem de uma etapa a outra com uma média de 4 ou 5 horas por dia, em uma média de 4 km/hora em geral, e as etapas podem ser percorridas em uma manhã – dessa forma, você fica com o restante do dia livre para passear e conhecer melhor os locais. Porém, se perceber que vai chegar ao final de uma etapa após as 19h00, é obrigatório avisar ao hotel para que não haja problema com a reserva.

 

3 ° Dia - Etapa San Martin ou Villar - Astorga (29 km ou 36 km - 6h15 - dificuldade 1/3)

Após o café da manhã começaremos a etapa desse dia. A rota da jornada continuará com suas planícies desérticas. Uma suave descida nos conduz até Puente y Hospital de Órbigo. Aqui a rota se bifurca, por um caminho mais curto porém menos interessante, ou por outro mais longo, porém mais encantador (que passa pelo pequeno povoado de Santibáñez de Valdeiglesias). Pegaremos uma descida relativamente forte até San Justo de la Vega, onde os dois caminhos cruzam e apenas 3 km nos separarão da monumental Astorga, que não perderemos de vista por estar em um planalto. Sua elevação nos obrigará a fazer um último esforço. É possível dividir essa etapa em duas, passando uma noite em Hospital de Órbigo (17 km + 14 km).

 

4 ° Dia - Etapa Astorga - Rabanal del Camino (19 km - 5h - dificuldade 1/3)

Após o café da manhã começaremos a etapa seguinte. A primeira vila que encontraremos após deixar Astorga é Murias de Rechivaldo. A estrada começa com uma subida lenta e constante até Santa Catalina de Somoza e aqui entraremos em um caminho que levará para El Ganso depois de 1 hora de caminhada. Teremos o último declive do dia que nos levará até Rabanal del Camino que acessaremos através da floresta de carvalho, onde está o enorme Carvalho do Peregrino embaixo do qual é costume descansar.

 

5 ° Dia - Etapa Rabanal del Camino - Molinaseca (25 km - 6h - dificuldade 2/3)

Após o café da manhã começaremos a próxima etapa. Essa fase tem a maior elevação de todo o percurso até Cruz de Hierro. É um dos pontos mais emblemáticos do Caminho Francês. A saída de Rabanal apresenta os maiores desníveis e a paisagem torna-se misteriosa e envolta em uma aura de ar puro das montanhas. A rota que leva a Cruz de Hierro atinge 1.500 metros e é marcada por uma simples cruz elevada por um grande mastro de madeira. Mais tarde, El Acebo é outra parada obrigatória durante a longa e dura descida e nos dá as boas-vindas à comarca de El Bierzo. Passaremos então por Riego de Ambrós e voltaremos ao mundo do século XXI em Molinaseca.

 

6 ° Dia - Etapa Molinaseca - Cacabelos (22,5 km - 6h - dificuldade 1/3)

Café da manhã e saída para a etapa seguinte. Esta se apresenta como uma das mais belas da Rota Jacobea, com o premio de alcançar Ponferrada. Ponferrada é a última grande concentração urbana antes de chegar a Santiago. A etapa percorre a bacia na qual está El Bierzo e está cercada pela Cordilheira Cantábrica, as colinas galegas e os Montes Aquilanos. Quando sairmos de Ponferrada desviaremos por duas pequenas cidades para não passar pelas áreas industriais, Columbrianos e Fuentes Nuevas e, daqui, uma planície nos levará a Camponaraya. Pouco depois de passar a cidade atravessaremos uma colina e agradáveis campos até chegar a Cacabelos na saída do Santuário de la Virgen de las Angustias.

 

7 ° Dia - Etapa Cacabelos - Las Herrerias (27 km - 6h30 - dificuldade 2/3)

Após café da manhã começaremos a próxima etapa. Cruzaremos a pequena localidade de Pieros para alcançar Villafranca del Bierzo, onde a entrada recompensa todo o esforço ao passar pela famosa Porta do Perdão e sua igreja de Santiago. De Villafranca del Bierzo se chega ao pequeno povoado de Pereje, depois de ter passado por Trabadelo, La Portela e Ambasmestas. Deixamos para amanhã a forte subida às terras galegas e a paisagem se torna mais úmida e fechada. Uma parte do caminho passa em paralelo a uma estrada e já teremos atravessado as localidades de Ruitelán e Las Herrerías. Há a possibilidade de dividir essa etapa em duas, fazendo pernoite em Ambasmestas e Cebreiro (23 km + 13 km).

 

8 ° Dia - Etapa Las Herrerias - Triacastela (21,7 km - 5h30 - dificuldade 2/3)

Café da manhã e saída para a etapa seguinte. Passando por Las Herrerías, é quando começa de verdade a subida. Em 7,5 km chegará até Cebreiro. No limite provincial vemos um marco de quilometragem com o numeral de 152,5 km, são os quilômetros que faltam para chegar para Santiago. É começada a contagem regressiva e se conclui a etapa de Cebreiro. Entraremos em Galicia. Local de grande tradição e misticismo, com a igreja romana marco de Santa Maria de O Cebreiro. A partir dalí seguiremos até Hospital da Condesa, atravessamos a estrada até chegar a Alto de San Roque e, posteriormente, a Alto do Poio (1.335m), o ponto mais alto do Caminho Francês na Galicia, com vistas espetaculares. A partir daqui começaremos uma ligeira descida para Fonfria. E a partir daí uma forte descida até o Valle de Oribio para chegar a Triacastela, o ponto final dessa etapa.

 

9 ° Dia - Etapa Triacastela - Sarria (por San Xil: 18,4 km ou por Samos: 20,5 km - 5h30 - dificuldade 1/3 ou 2/3)

Após o café da manhã e saída para a próxima etapa. Desde Triacastela existem duas possibilidades de chegar a Sarria, por Samos ou San Xil. Através de San Xil o caminho é muito bem sinalizado e corre a maior parte pela montanha. De Triacastela parte para extremo oeste da cidade saindo à direita. Os primeiros metros são de asfalto, mas logo entraremos em bosques ao longo do caminho até a aldeia de Balsa, a partir de onde começa a subida ao alto de Riocabo. Logo chegaremos à Fonte dos Lameiros, lugar adornado por uma grande concha e, em seguida, superando algumas colinas chegaremos a San Xil. Passaremos por várias localidades até chegar a Sarria, o principal povoado entre Ponferrada e Santiago de Compostela. Vamos ver a Igreja de San Salvador, românica de fachada gótica, e o convento de A Magdalena. Admiraremos a Rúa e a torre do antigo castelo medieval, bem como a Rúa Mayor.

 

10 ° Dia - Etapa Sarria - Portomarín (23 km - 6h - dificuldade 1/3)

Após o café da manhã seguiremos na etapa mais emblemática em beleza e passaremos pelo quilometro 100 dessa milenária rota. Vamos encontrar pelo caminho típicas aldeias, numerosos cursos de água belíssimos, castanheiras e carvalhos. Nessa etapa não há dificuldade, o terreno é suave e ondulado. Ao fim do caminho encontraremos Portomarín, ao pé do Embalse de Belesar, formado pelo Rio Miño. No caminho poderemos admirar, entre outros monumentos, a Igreja Romana de Barbadelos, Igreja romana de Ferreiros, Embalse de Belesar (Portomarín) e Igreja de San Nicolás (Portomarín).

 

11 ° Dia - Etapa Portomarín - Palas de Reí (25,6 km - 6h15 - dificuldade 2/3)

Café da manhã e partida para sua jornada. Inicie a caminhada atravessando a passarela do Embalse del Belesar. Começando com uma pequena subida que termina nas proximidades de Ligonde. Essa etapa percorre trilhas próximas a estradas, em alguns locais até asfaltados. Aqui encontraremos muitos sinais que nos indicam que estamos em uma zona de peregrinação, como os famosos “cruceiros”. Nesta etapa destaca-se o Cruceiro de Lameiros e o Monastério de San Salvador de Vilar de Donas (2 km fora do caminho).

 

12 ° Dia - Etapa Palas de Reí - Arzúa (29,5 km - 7h - dificuldade 2/3)

Após o café da manhã adentraremos nas terras da província de La Coruña, onde vamos encontrar os bosques de eucaliptos e pinheiros, numerosas pontes medievais como as de Leboreiro e Furelos, e localizações idílicas do Caminho, no Ribadiso do Baixo, nas portas de Arzúa. Pararemos em Melide, famosa por seus pratos a base de polvo. Chegada em Arzúa, onde encontraremos a Igreja de Santa Maria de Leboreiro, Igreja de Santa Maria de Melide, Museu de Melide, Puente de Ribadiso do Baixo, Igreja de Santiago de Arzúa. Há a possibilidade de dividir essa etapa em duas, fazendo pernoite em Melide (15 km + 14 km).

 

13 ° Dia - Etapa Arzúa - Rúa (18,5 km - 5h - dificuldade 1/3)

Café da manhã e seguimos com a etapa desse dia. Vamos encontrar um terreno agradável e fácil de andar, entre árvores e com altos e baixos, alternados com regiões próximas a estrada, que teremos que atravessar em algumas ocasiões. Concluímos o dia em Rúa (500m antes do povoado de Pedrouzo). Destaca-se na região a Igreja de Santiago, em Boente, com uma bonita imagem de Santiago Peregrino.

 

14 ° Dia - Etapa Rúa - Santiago de Compostela (18,5 + 4 km - 4h30 - dificuldade 1/3)

Café da manhã , e provavelmente tenhamos uma sensação dupla nesse dia, de querer chegar ao final do Caminho, e a sensação de “estar acabando” que todo peregrino sente. É uma etapa de ansiedade e alegria, em que a distância não importa, porque já está próximo. Caminho tranquilo, com exceção da subida de San Marcos, desde Lavacolla, local que deve seu nome a parada que faziam os peregrinos antes de chegar a Santiago, para limpar-se no rio que tem na proximidade e “apresentar-se ante o Apostolo”. Passaremos pelo Monte do Gozo e desceremos para Santiago de Compostela. Chegada em Santiago de Compostela, onde é digno de mencionar, sobretudo a Catedral que merece uma visita especial a parte, além de seus arredores (indicamos + 4 km porque muitos não têm em conta que desde a entrada de Santiago, ainda tem que percorrer 4 km pelas ruas da cidade antes de chegar a Catedral).

 

15 ° Dia - Santiago de Compostela

Depois do café da manhã, vá trocar sua credencial se ainda não o fez. Como alternativa sugerimos visitar a catedral e ir à missa do Peregrino. Não perca os arredores da cidade, que é um atrativo em si. Tarde livre no retorno.

 

Documentação Obrigatória para Embarque:

- Para passageiros brasileiros: Passaporte (com validade mínima de 6 meses, considerando o último dia da viagem).

- Para passageiros estrangeiros: Passaporte e RNE originais. É de inteira responsabilidade dos passageiros checar com o consulado se o país de destino exige visto de sua nacionalidade.

- Para passageiros com menos de 18 anos, se viajando sem os pais, porém acompanhados de terceiros maiores de idade: necessária apresentação de autorização de pai e mãe com firma reconhecida em cartório, por semelhança, em 2 vias. Quando acompanhados por um dos pais, apresentar autorização do genitor que não viajará.

- Atenção às normas do Tratado de Schengen, é obrigatório apresentar bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; comprovante de alojamento ou de viagem organizada, seguro de saúde com cobertura mínima de €30.000.

- A documentação para embarque é de exclusiva responsabilidade do passageiro.

 

Observações Importantes Sobre o Pacote e o Destino:

- Para efetuar a reserva e emissão do seguro viagem, solicitamos o envio imediato dos seguintes dados: Nomes completos; datas de nascimento; número e validade do passaporte de cada passageiro; número do CPF de cada passageiro; nacionalidade e telefone de emergência (celular).

- O programa não inclui traslados e assistências na chegada ou saída. Consulte-nos para serviços adicionais.

- Será entregue na chegada ao primeiro hotel: a Credencial de Peregrino, a Etiqueta de Bagagem (obrigatório o preenchimento, devido ao traslado de bagagem), o kit com Dicas de Viagem e Mapas (Espanhol).

- Em caso de qualquer ocorrência em rota ou atraso na entrega de bagagem, deverá ser informado imediatamente pelo telefone de emergência informado no voucher.

- Os nomes dos hotéis confirmados serão informados após a confirmação e pagamento do sinal da reserva. Trabalhamos com hotéis de categoria Standard, Superior e Luxo. O pacote está cotado em Categoria Standard que considera hotéis turísticos, hostels, casas rurais ou pensões com boa localização e atendimento, sempre com quarto e banheiro privativos. As opções com hotéis superiores consideram hotéis de categoria 3* ou 4*, chamados pazos ou paradores, na melhor qualidade possível consulte-nos para o suplemento. As opções de hotéis luxo e singulares são opções selecionadas de hotéis clássicos com encanto e estilo consulte-nos para o suplemento.

- Consulte-nos para outras opções de rotas para o Caminho de Santiago, a pé ou em bicicleta.

- Consulte-nos para programas incluindo Carro de Apoio e Guia durante o percurso.

- O documento informado para solicitação da reserva e emissão passagens deve ser o mesmo apresentado para embarque e utilização dos serviços. Diferenças na documentação podem ocasionar transtornos e prejuízos e que serão de inteira responsabilidade do passageiro.

- Obrigatório o envio dos dados completos dos voos caso sejam emitidos por conta dos passageiros (Código localizador, cia aérea, número do voo, data, horários de saída e de chegada), para agendamento dos traslados. Caso haja alteração de horários ou atrasos, é de responsabilidade do passageiro avisar seu agente de viagens e/ou o receptivo local.

- Importante: proposta sujeita a disponibilidade e a alterações de preços e condições de pagamento até a efetiva confirmação da reserva.

- IMPORTANTE: A taxa IRRF referente às transações internacionais NÃO está incluída nos valores descritos no site e nos roteiros. A mesma não é isenta. Consulte o valor de acordo com o destino escolhido.

Formas de Pagamento Parte Terrestre:

- 10 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 9 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

Pagamentos feitos há menos de 60 dias do embarque:

- 6 vezes, sendo: 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 5 vezes sem juros em cheques ou cartão de crédito (Visa, Mastercard ou Diners). Cartão Amex 30% de entrada + taxas de embarque (à vista), e saldo em 3 vezes.

- A cotação do dólar/euro será atualizada ao dia do pagamento do pacote de viagem.

- À vista (depósito) desconto de 3%. 

- Parcela mínima R$ 500,00.

 

Formas de Pagamento Parte Aérea:          

- Consulte-nos sobre condições das Cias Aéreas.

 

Políticas de Alterações e Cancelamentos:   

Caso o passageiro deseje alterar ou cancelar uma reserva, serão cobrados:

- A qualquer momento: Taxa administrativa 5%.

- A qualquer momento: Taxa de reserva € 100 por pessoa.

- Parte terrestre: Cancelamento até 31 antes do embarque - 5%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 30 a 11 dias antes do embarque - 30%.

- Parte terrestre: Cancelamento de 10 a 8 dias antes do embarque - 50%.

- Parte terrestre: Cancelamento a menos de 8 dias ou durante a viagem - 100%.

- Parte aérea: Qualquer penalidade que seja cobrada pelas Cias Aéreas.

- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.